O que é gravidez ectópica?
A gravidez ectópica é uma condição séria, pois o feto não consegue sobreviver. Além disso, se não diagnosticada e tratada rapidamente, pode causar sangramento potencialmente fatal à mulher.
Como ela acontece?
Em uma gravidez normal, o óvulo fertilizado, após ser fecundado na trompa de Falópio, se implanta no útero. No entanto, se a trompa estiver estreitada ou bloqueada, o óvulo fertilizado pode não alcançar o útero.
Nesse caso, ele se implanta em tecidos fora do útero, resultando em uma gravidez ectópica. Embora seja mais comum nas trompas de Falópio, pode ocorrer em outros locais.
Quais as causas?
Essa condição pode ser causada por infecções, anormalidades nas trompas ou inflamações, resultando na implantação do óvulo fertilizado fora do útero.
Quais os sintomas?
Os sintomas da gravidez ectópica podem ser sutis e confundidos com uma gravidez normal.
No entanto, a ruptura de uma gravidez ectópica geralmente provoca dor abdominal intensa e sangramento vaginal. Se não tratada, essa condição pode ser fatal.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico é feito com base em exames de sangue e ultrassonografia, com o objetivo de localizar o feto. Uma elevação mais lenta do que o normal do hormônio Beta hCG, detectada em exames sanguíneos, também pode indicar uma gravidez ectópica.
Infelizmente, uma gravidez ectópica não pode evoluir devido à sua localização inadequada, representando um grande risco para a mulher.
FONTES: Revista Pais e Filhos; MSD Manuals; Hospital Albert Einstein; Dr. Dráuzio Varella